Caminhar

por Dulcineia Vitor

Já tenho 30 anos e ainda escorrego do sofá para o chão. Ainda faço ‘dancinhas’ de comemoração quando uma roupa fica muito bonita. Faço piadas bestas e dou risada de chorar de tantas outras besteiras.

Não me perdi no caminho.

O caminho foi árduo – é árduo; a cada passo que dei, queimei um pouco do que fui… Tive apoio, tive colo, mas tive que confiar em mim. Enquanto andei, não senti como se fosse capaz de entender e saber esse caminhar todo, não senti como se fosse eu que tivesse percorrendo todo ele.

Tive medo, tive fé.

O medo sobressai aos sentimentos e trava. Não é bom. Ele cerca suas escolhas, ele o torna incapaz de ter fé. Ter fé: afirmar algo como verdade. Fé não combina com medo, com dúvida, com prevenção.

Qualquer caminho é menos dolorido com fé. Fé, apenas fé. Não me refiro a religiões. Nem a Deus. Fé. Entregar-se ao seu querer e seguir. Ter fé em si e na sua vontade. Entender que os seus objetivos devem se sobressair aos medos e travas que possam impedir seu caminhar.

Eu mudei, Deus mudou em mim. Mudou de lugar, de ar, de tamanho, de forma e de cor. Deus não está mais do lado de fora, mora em mim. Talvez não seja o mesmo Deus de alguns anos atrás, talvez eu nem saiba explicar direito, mas que posso chamar de “meu Deus”, ah sim, isso posso. Com Ele dentro de mim, reconheço o quanto sou fraca, falha e medrosa.

Reconhecer fraquezas é saber se perdoar, para se fortalecer. Reconhecer as falhas, é compreender o que pode ser o melhor. E, por fim, reconhecer medos, é perceber o que o trava para suas escolhas.

Descabele-se um pouco e grite com o som abafado no travesseiro. Porém, veja o quanto é necessário ter fé em suas escolhas e vontades, em como todo e qualquer paradigma social pode não servir para construir sua felicidade.

Caminhar é pedir ajuda e nem sempre receber, é saber fazer sozinho, aprender. É pôr a sua frente sentimentos bons para a vida. Descabele-se mais um pouco, mas não tenha medo.

Caminhar é viver e nem sempre este caminho, a vida, será plano e sem obstáculos, será preciso se equilibrar, ter fé, respirar fundo e prosseguir. Ter coragem.

Coragem é amar. Amor enche a vida de cor, ar e gargalhadas boas demais.

Já tenho 30 anos e ainda durmo abraçada com um ‘paninho’.

Chiliqueria_fé_crescimento_janeiro_2014_Dulcineia_Vitor

7 respostas em “Caminhar

  1. Já passei dos 30 e não tenho mais medo de pessoas, apesar de serem assustadoras! Tenho medo que as feridas não cicatrizem, mas já passei dos 30, sei que cicatrizam. Tenho medo de não me perdoar, ahh… este sim, é um medo que me persegue, apesar de… já ter passado dos 30.

    • Apesar da pessoalidade do texto.. todos nós ( leitores ) nos identificamos de alguma forma com a vontade exposta no texto de superar os obstáculos que surgem no caminhar da vida. …adorei. .

  2. Texto muito bom como sempre, nem me surpreendo mais. O que eu gosto mais dos seus textos é que ele sempre tem algo a acrescentar, algo que te motive, algo que te faça enxergar tal situação de forma diferente… E com esse não foi diferente. Parabéns pelo texto, Dulci.

  3. Você tem o dom da palavra, Dulci. Nunca se esqueça disso. Aqui esta tudo o que eu precisava ler nesse meu primeiro dia do ano. Como sempre, sem tirar um vírgula, concordo com você em grau e gênero. E mais uma vez você soube detalhar cada sentimento nesse momento! Linda!

  4. Ah, eu morro de orgulho de ter presenciado algumas ‘dancinhas’ e de ter chorado de rir com você! Mas tenho muuuito mais orgulho da pessoa maravilhosa que você está se tornando! E olha que só tem 30 anos, hein?! Texto belíssimo, perfeito!
    Eu te amo demais! Tanto que dói!
    Bjo

Deixe um comentário