A VOLTA – BREVE – DO LOS HERMANOS

especial música por Grasiele Reis

Há mais ou menos 15 dias, fomos surpreendidos pela feliz notícia dada pelo tecladista e blogueiro Bruno Medina, sobre uma turnê da banda Los Hermanos em 2012.

A informação foi dada com um certo rodeio em seu blog, Instante Posterior. Parece que nem mesmo o próprio Bruno, como membro da banda, acreditava nessa volta, mesmo que só para uma mini turnê ano que vem, quando eles comemoram 15 anos de carreira.

Formada inicialmente como uma banda de rock alternativo do Rio de Janeiro, o Los Hermanos foi tomando rumos diferentes de seu estilo inicial, mostrando vontade própria e deixando clara em cada música a marca registrada de seus dois componentes da linha de frente: Marcelo Camelo e Rodrigo Amarante. Vide o sucesso “Anna Júlia” do primeiro álbum e a canção “O Vento” do álbum Ventura, de 2003. A evolução foi visível – ou melhor, audível.

Ao longo do tempo, as músicas foram explicitando influência carregada de samba, mpb e carnaval, mas não ficaram menos alternativas. Este sim é um adjetivo que define a banda. E só. Não dá pra encaixar Los Hermanos na categoria “rock”, “pop”, “mpb” ou o escambau. Depois de um hiato no rock brasileiro, eles foram a melhor coisa que poderia acontecer. E me atrevo a dizer que são até hoje.

Em abril de 2007, anunciaram um recesso por tempo indeterminado. Pena. Embora muitos odeiem, eles têm uma legião de fãs incondicionais que nutrem uma devoção curiosa pelo grupo. Chegaram a fazer alguns shows, como em 2009, no Just a Fest em São Paulo, abrindo para o gigantesco Radiohead. Estive presente nesse show e posso dizer com arrepio que foi uma experiência extraordinária. Sim, uma experiência. Levo a sensação comigo por todo esse tempo, me lembro de detalhes peculiares… fim de tarde, as pessoas entrando pelo portão da Chácara do Jóquei em bando, correndo quase de mãos dadas em direção ao palco onde já tocavam “Todo carnaval tem seu fim”. Foi emocionante. Sabem o vídeo de “O Vencedor”? Era mais ou menos daquele jeito que as pessoas estavam cantando, em êxtase…

Bom, enquanto 2012 não chega, me apego a esse momento. Foi o único show de Los Hermanos que vi, mas espero que não permaneça assim. Se tiver sorte – porque vou precisar – consigo comprar o ingresso pro ÚNICO show que farão em São Paulo dia 11 de Maio. Os outros serão em Recife, Fortaleza, Manaus, Belém, Brasília, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Apenas um show em cada cidade. Só pra deixar o gostinho.

Tocar com os Hermanos é lavar a alma e viajar com eles é o mais próximo que se pode chegar da hora-do-recreio na vida adulta – Rodrigo Amarante

Anúncios

2 respostas em “A VOLTA – BREVE – DO LOS HERMANOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s